WeCreativez WhatsApp Support
Nossa equipe de suporte ao cliente está aqui para responder às suas perguntas.
Fale pelo WhatsApp

É possível economizar no preço do seguro, sem perda da qualidade? 

É possível economizar no preço do seguro, sem perda da qualidade? 

0 Flares 0 Flares ×

Sempre que for contratar um seguro não deixe de pesquisar preços e benefícios de, pelo menos, três empresas. Vale a pena pesquisar, porque as diferenças de preço e oferta de benefícios podem ser grandes. Procure a indicação de um corretor, amigos, familiares e use a internet para fazer a sua coleta de preços.

A maioria das seguradoras adotou o questionário do perfil do segurado para avaliar o risco e determinar o preço do seguro.

Quanto menor for o risco que você e o seu veículo representarem, menos você vai pagar. Uma boa notícia é que o preço dos seguros de automóveis cresceu menos que a inflação (ou seja, houve queda real de preços), causada pelo aumento da competição entre as seguradoras.

Recomendações úteis:

Antes de escolher o seguro do automóvel

No planejamento da compra do carro, você deve ficar atento aos modelos mais visados pelos ladrões, porque para estes o custo do seguro será mais alto, já que aumenta o risco para a seguradora.

Você encontra informações sobre os carros com maior e menor índice de roubo em “Fatos e Dados” no nosso portal. Você encontra, também, no site do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o Índice de Segurança da maioria dos veículos comercializados no país.

Avalie qual a melhor franquia para você

A franquia permite reduzir o preço do seguro, na medida em que você se responsabiliza por uma parte de eventual prejuízo.

O valor da franquia – a participação do segurado em parte do prejuízo – é estabelecido na proposta e na apólice. Quanto maior o valor da franquia, menor é o preço do seguro.

É importante você conhecer suas reais necessidades, para determinar o valor da franquia.

Se a sua preocupação é com indenização integral, convém escolher uma franquia mais alta para reduzir o preço do seguro.

Mas, se para você o risco maior é de pequenos danos, como batidas de pouca consequência, a melhor opção é uma franquia mais baixa, pois poderá ser utilizada mais de uma vez.

Importância do perfil do segurado

O questionário de avaliação de risco é o instrumento que as seguradoras usam para diferenciar os riscos dos diversos segurados. Pequenas diferenças no perfil de risco podem fazer muita diferença em relação ao preço do seguro.

Os questionários de perfil e as informações solicitadas variam entre as seguradoras. Responda às perguntas com transparência, porque omitir informações pode custar caro mais tarde.

Suas respostas serão confrontadas com as condições em que ocorrer um acidente. Por exemplo, se for solicitada no questionário de perfil a declaração de todas as pessoas que dirigem o seu veículo e com que frequência o fazem, responda cuidadosamente e de forma completa.

No caso de um acidente com seu carro, causado por alguém que dirige o veículo habitualmente e que não está relacionado na lista do questionário do perfil, a seguradora pode recusar o pagamento da indenização.

Você deve pedir à seguradora, por intermédio do seu corretor, para alterar as informações do perfil do segurado, todas as vezes em que houver modificações, como mudança de endereço ou alteração dos condutores.

Fique atento com as informações prestadas, porque o seu risco é medido por esse questionário, que é uma importante base de cálculo do preço do seguro.

Se você não tinha garagem para guardar o carro à noite e passou a ter, o preço deverá cair, e vice-versa.

O corretor tem que ser visto como um consultor, alguém que vai ajudá-lo a encontrar o seguro mais adequado às suas necessidades. Ele vai orientá-lo sobre os tipos de cobertura que servem ao seu perfil de motorista e aos riscos que o seu carro está exposto cotidianamente.

O corretor é quem vai representá-lo perante a seguradora em caso de acidentes, roubo ou perda do seu veículo.

Não se entusiasme muito com os benefícios

Os agrados que as seguradoras oferecem podem fazer você pagar mais caro pelo seguro do que o necessário. Serviços para a sua residência, como bombeiros, chaveiros, eletricistas, técnicos de informática, motorista substituto e até veterinários, além de descontos em estacionamentos e despachante gratuito são bem-vindos, mas têm o seu preço.

Atenção aos critérios na hora de escolher o seguro. Verifique se você vai usar esses serviços, que só devem prevalecer em caso de desempate entre as propostas de seguro.

Equipamentos antifurto

O seu risco diminui e, por tabela, o custo do seguro, quando você instala equipamentos antirroubo fixos, como rastreadores e bloqueadores no seu carro.

O desconto no preço final do seguro é variável, mas pode ser bem significativo. Algumas seguradoras oferecem esses dispositivos, que não são baratos, sob a forma de comodato.

Grupos de afinidade

Algumas seguradoras concedem descontos especiais para grupos constituídos de empregados da mesma empresa. São os chamados grupos de afinidade.

As seguradoras costumam pedir comprovação do vínculo com o grupo na contratação ou na regulação de um sinistro, na medida em que foi concedida uma redução do custo do seguro.

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 LinkedIn 0 Email -- 0 Flares ×
Portal TudoSobreSeguros
Portal TudoSobreSeguros
Tudo Sobre Seguros é uma iniciativa da Escola Nacional de Seguros que tem como propósito melhorar a compreensão do público sobre os aspectos mais importantes do mercado de seguros, previdência privada e capitalização. As informações sobre os diversos ramos dessa indústria estão organizadas por tipo de usuário – indivíduos e empresas. O portal dedica também um espaço para atender à demanda da imprensa. O consumidor encontra aqui os seguros mais importantes, tratados em linguagem clara e objetiva, com detalhamento de suas características principais.Tudo Sobre Seguros orienta o consumidor desde o momento da compra até a ocorrência de um eventual sinistro, passando pela melhor forma de negociar um contrato e pela renovação da apólice. As empresas encontram aqui informações sobre os principais seguros e garantias que vão contribuir para formar uma rede de proteção para seus negócios. Os dados e fatos mais importantes do mercado e de cada ramo estão disponíveis em artigos e análises atualizadas. As novidades aparecem com destaque para que você se mantenha bem informado sobre a evolução da indústria de seguros. A imprensa tem acesso a indicadores financeiros, dados estatísticos e estudos sobre o mercado de seguros, além da agenda de eventos relativos à área. Tudo Sobre Seguros é um portal institucional, sem fins lucrativos. Sua função central é fornecer a informação exata e oportuna em assuntos do seguro, previdência complementar e capitalização.Os conteúdos de autoria do Portal TudoSobreSeguros (Fonte: www. http://www.tudosobreseguros.org.br) são reproduzido, sem qualquer alteração, e distribuído de forma gratuita pela Atuaria Brokers Adm. Corr. Segs